A Plataforma Aprender - O que é?

A Plataforma Aprender é um Ambiente Virtual de Aprendizagem concebido para apoiar os professores e alunos nas atividades de ensino e aprendizagem as disciplinas da UnB. Este recurso é utilizado pelos professores para disponibilizar conteúdos e ferramentas que permitem o acesso a um curso ou disciplina, facilitando a interação entre alunos, professores e monitores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a Plataforma Aprender rompe os limites da sala de aula presencial favorecendo e enriquecendo a formação dos estudantes.

A Diretoria de Ensino de Graduação a Distância (DEGD) é a atual responsável pelo suporte tecnológico aos usuários da plataforma Aprender dentro das ofertas regulares de disciplinas dos cursos presenciais de graduação, extensão e pós-graduação da Universidade de Brasília. Vinculada ao Decanato de Ensino de Graduação (DEG), a DEGD desenvolve um trabalho colegiado na tomada de decisões no que concerne à plataforma Aprender como ferramenta de apoio ao ensino e à pesquisa.

Público-alvo?

• alunos matriculados regulamente nos cursos presenciais da graduação, pós-graduação e/ou da extensão da UnB;
• servidores públicos da UnB, enquanto alunos de cursos de formação/capacitação continuada;

Histórico

O uso da plataforma Aprender UnB foi iniciado em abril de 2004, caracterizando-se como uma iniciativa que surgiu da demanda de professores, sendo alimentada pela rápida adesão dos alunos. Inicialmente contou com o apoio do Departamento de Matemática, da Faculdade de Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas e da Finatec para se consolidar.

No segundo semestre de 2004 a plataforma Aprender foi aberto à comunidade. De 2005 até o primeiro semestre  2011 esteve sob a administração da Diretoria de Tecnologias de Apoio à de Aprendizagem e do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB).

A partir do segundo semestre de 2011 o Aprender  está sob a administração da Diretoria de Ensino de Graduação a Distância (DEGD).

Desde então a equipe responsável por administrar a plataforma Aprender realiza atualizações nas versões do Moodle de acordo com as necessidades tecnológicas e demandas de professores e discentes.

No segundo semestre de 2013, paralelamente, foi disponibilizada à comunidade uma nova versão da plataforma Aprender (Moodle 2.4). Em fevereiro de 2015 houve atualização para versão do Moodle 2.7 e a criação de uma política de uso (Termos e condições de uso, visualize aqui) para melhor utilização do Aprender.

A plataforma Aprender inicia o primeiro semestre de 2015 com cerca de 2 mil cursos/disciplinas e registro de mais de 33 mil contas de usuários cadastrados.

Copyright © UnB|DEG|DEGD|Diretoria de Ensino de Graduação a Distância
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Brasília - DF
EaD UnB